BALANÇO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, ESPORTE, CULTURAL E TURISMO DE SERRA DO SALITRE

Mariney Ribeiro (Secretária Municipal de Educação)

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Serra do Salitre, em 2017, trabalhou no sentido de angariar benefícios educacionais (nas escolas e no esporte) e resgatar tradições que elevem o nome do município em âmbito cultural e turístico.

Nas escolas firmou-se parceria com o Instituto Lina Galvani em vários projetos e, em especial, o "Comunidade de Aprendizagem" – viabilizado entre a Secretaria de Educação, o Instituto Natura e o Instituto Lina Galvani, fez-se presente durante todo ano letivo nas escolas municipais.

Ainda em parceria com o Instituto Lina Galvani, houve reestruturação da biblioteca "Monteiro Lobato" com a criação do Espaço Literário e Sala de Leitura "Maria José Pacheco" – na Escola Municipal Senador Lúcio Bittencourt. Fortalecendo essa mesma parceria, também foi criada, para a ludicidade e diversão dos alunos, a brinquedoteca "Geralda Regina de Oliveira Lagares" na Escola Municipal Professor Raul de Melo.

A administração municipal adquiriu mobiliário novo para a maioria das escolas municipais: possibilitando, dessa maneira, comodidade aos discentes durante o processo ensino-aprendizagem.

Como ação também pontual, concluiu-se a obra da Escola Municipal Nelson Braga - no Distrito de Catulés.

Em cumprimento à meta 15: que visa garantir em regime de colaboração entre a União, os estados e os municípios,foi realizada capacitação e formação continuada, para os professores de Educação Infantil, em parceria com a Secretaria Regional de Ensino de Patrocínio. Também foi pactuado pelo Município, o PNAIC - extensivo também à Educação Infantil e ao projeto "Novo Mais Educação".

A Escola Municipal Dalila Lopes da Silveira, junto às ações básicas da Secretaria de Cultura, desenvolveu o projeto "Educação Patrimonial na Escola" com teor de resgate e valorização dos bens materiais e imateriais de Serra do Salitre.

A estada da Escola Móvel  SESI/SENAI/FIEMG na cidade promoveu um grandioso benefício para diversos cidadãos do município. Os vários cursos ofertados desenvolveram competências: capacitando e certificando alunos que, a partir dali, estiveram aptos à inserção no mercado de trabalho.

Nas comemorações pelo aniversário da cidade, em Setembro, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, PROMOVEU O Desfile Cívico Estudantil e resgatou o "Festival de Pratos Típicos" com o tema "Queijo Minas Artesanal" – proporcionando aos moradores e visitantes apreciarem receitas com este bem imaterial serralitrense reconhecido pela qualidade e sabor em todo território nacional e até mesmo fora do país.

Ainda durante a Festa Regional do Café, a Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Turismo, a Prefeitura Municipal e o Instituto Lina Galvani apoiaram o Grupo de Mobilização com a exposição "Memórias de Setembro". Esta exposição aconteceu em uma tenda na Praça Dr. José Wanderley nos dias 06, 07 e 08 de Setembro com imagens antigas e contemporâneas das festas da cidade de todos os tempos: focando as congadas e os desfiles cívicos.

Outra tradição resgatada foi a volta do "Baile de Eleição da Rainha Regional do Café". Em 2017, o evento, organizado pela Secretaria e Prefeitura, teve renda revertida para APAE de Serra do Salitre.

No esporte, nossos times participaram de vários campeonatos em toda região durante o ano. As aulas de futsal no Poliesportivo "Honorato Ferreira da Silva" fizeram-se ainda mais importantes no sentido de estimular a prática esportiva para crianças e jovens no contra turno de estudo. Quadras, em Serra do Salitre e em Catiara, foram reformadas e aulas de Capoeira também fizeram parte da estratégia do esporte como alternativa de lazer e bem estar da população.

Várias benfeitorias para Educação, Cultura, Esporte e Turismo foram iniciadas em 2017 e se concretizarão em 2018: tudo visando uma Serra do Salitre melhor, com qualidade de vida para seus moradores e com a formação de cidadãos cada vez mais atuantes e transformadores.