Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) é inaugurada no Distrito de Catiara

A Prefeitura de Serra do Salitre, através das Secretarias de Meio Ambiente e Obras conclui na última sexta-feira (06/05/2022) a instalação da ETE do Distrito de Catiara. O equipamento completo foi adquirido através do Processo Licitatório nº 150/2021 no valor de R$ R$444.200,00 (quatrocentos e quarente e quatro mil e duzentos reais) da empresa Domus Dei Montagem e Comercio de Estação de Tratamento de Efluentes LTDA (CNPJ nº 25.383.693/0001-70) e irá beneficiar toda população urbana do Distrito de Catiara.

A tecnologia de tratamento escolhida é patenteada pela bioete® consiste em um método para aumentar a concentração de colônias de microrganismos formados em um fluxo contínuo e/ou descontínuo, que utiliza biomassa como um meio para remover contaminantes orgânicos e inorgânicos do efluente doméstico, em que uma etapa de adsorção é seguida por uma fase de degradação biológica pela digestão anaeróbica de microrganismos devidamente selecionados e ativados biotecnologicamente, deixando-os extremamente capazes de absorção e adsorção dos compostos que compõem a fração contaminante dos efluentes ou esgotos, tais como: matéria orgânica (DBO, DQO, sólidos totais), nutrientes (fósforo e nitrogênio).

Esta metodologia de tratamento possui muitas vantagens dentre elas: qualidade do efluente tratado dentro das normas técnicas brasileiras; não consome energia elétrica; baixo custo de manutenção; padrão do lançamento do efluente é de Água classe 2.

Saneamento Básico previne doenças, promove saúde, melhora a qualidade de vida da população. Por isso a atual administração não vem medindo esforços para que mais obras como esta sejam cada vez mais frequentes.

5aabca1a42a852844f4b657a9b2574f0.jpgimage002.jpgimage004.jpgimage006.jpg