MUNICÍPIO DE SERRA DO SALITRE LANÇA O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ

O prefeito municipal de Serra do Salitre – MG, Paulo Giovani Silveira de Melo, através de seu representante Marcus  Vinicius de Ávila Furtado lançou na última quinta-feira (28/06), o programa "Criança Feliz" na cidade. O programa foi realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social.

De acordo com a prefeitura, cerca de 100 crianças entre  gestantes e crianças de 0 até 6 anos serão atendidas pelo programa. Estiveram os representantes da   secretária de Saúde, Polyana Lourenço Nunes Guimarães  A secretária de Educação, Aqui representada  Eneida Batista Lana e a gestora da secretaria de Assistência Social, Decarla Gonçalves de Menezes também estiveram presentes no local.

O programa "Criança Feliz" tem o objetivo de incentivar as mães a cuidarem melhor dos filhos. As crianças e as gestantes serão acompanhadas pela assistência social da cidade.
Teve inicio às 19:00 no CRAS de Serra do Salitre com autoridade e vários representantes do Comitê Gestor Do Programa Criança Feliz.

A Secretaria de Assistência  Social Decarla dá início com as Boas Vindas e fala sobre a importância do Programa em Nosso Município. Apresenta  a Supervisora que acompanha o desenvolvimento das atividades  Danilce  Francisca Neta. A mesma chama a frente os Orientadores Sociais para que a comunidade reconheçam os visitadores domiciliares, em seguida apresenta o Comitê Gestor Municipal Intersetorial responsável por dar suporte ao Programa.

O Representante do Prefeito, o Secretário Executivo, Marcus  Dá os Parabéns à Equipe CRAS, Secretaria pelo bom trabalho desenvolvido e se coloca como parceiros nas demandas deste setor. Fala ainda sobre  a importância da atenção voltada para a primeira infância e que assim o investimento surtirá benefícios no futuro. Precisamos trabalhar preventivamente as situações de vulnerabilidade, pois  queremos colher estes frutos em alguns anos e perceber, no futuro, que as crianças atendidas conseguiram mudar seu próprio destino, conclui.

O Assistente Social  e representante do Comitê Gestor Vinicius Cirilo dos Santos faz uma apresentação , onde Osmar Terra fala de questões sobre desenvolvimento do cérebro nos primeiros 1000 dias de vida da criança e ressalta que estímulos neste período fará a diferença no intelecto da pessoa.

Foi Passado um vídeo, onde mostra um pouco do trabalho dos Visitadores Domiciliares (Orientadores Sociais) para que a comunidade perceba a relevância de tais visitas de acompanhamento familiar.

da12f7_e53a0a50411d4fe88dcf3591a8494381mv2.webp
Através da representante do Comitê Gestor Leidilene Pereira Araújo ainda foi destacado o olhar para ao aprender brincando e de como o desenvolvimento é efetivo, quando se desenvolve as habilidades e competências nessa faixa etária.

E destacado ainda sobre a prevenção de doenças desde a gestação e cuidados de puericultura como acompanhamento da família nestes primeiros anos  de vida e sobre fortalecimento do vinculo mãe com filho na amamentação; para que a criança cresça mais confiante e segura no sei familiar e assim seja um cidadão ativo, criativo e reflexivo com autonomia. Pela nossa representando Comitê Gestor Polyana.

Após várias considerações e de como o desenvolvimento deste Programa atende aos objetivos, onde  evidências científicas demonstram a importância de investir nos primeiros anos de vida para melhorar as condições de aprendizado na escola, o desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, além de diminuir a propensão à violência na vida adulta e o uso de drogas. A atenção nessa fase da vida também contribui para o desempenho profissional do indivíduo, facilitando a entrada no mercado de trabalho. A reunião é encerrada por Nossa Secretaria de Assistência Social  e também representante Comitê Gestor CMDCA, Decarla agradecendo a todos e todas pela ´presença.

Texto de Danilce F.