MUNICÍPIO FIRMA PARCERIA PARA AVANÇOS EM QUESTÕES AMBIENTAIS

A Administração Municipal vem estudando e buscando mecanismos de recursos no  sentido de melhorias e conseqüentes avanços  na atenção e proteção ao meio ambiente ,incluindo reflexões para possível implantação da estação de tratamento de esgoto,projeto de coleta seletiva, entre outros.

Nesta quarta-feira, 18/04, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Serra do Salitre, Wagner Natal da Silva e Augusto Peres Arruda, Engenheiro Ambiental, receberam a ilustre visita de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Indianópólis/MG Adairlei Aparecida Silva Borges Secretária, Michele Cabral Portilho Assessora e Henrique Moreira Engenheiro Ambiental, do Município de Indianópolis.

Na oportunidade, foi apresentado o filme sobre o projeto (maquete) da Estação de Tratamento de Esgotos, que está em fase de estudos finais para implementação em Indianópolis, posto que aquele município se encontra em estágio mais avançado nas questões ambientais.

Trata-se de projeto de custo muito  elevado, porém muito eficiente e eficaz, o que o torna, do ponto de vista econômico mais viável para os municípios, considerando-se que os Projetos existentes nessa área são muito onerosos e por muitas vezes são abandonados em suas fases de elaboração por conta da falta de recursos orçamentários destinados para esse fim.

Além disso, tratou-se da questão do "Projeto de Coleta Seletiva", que em Indianópolis é executado com o apoio integral de toda a população, alcançando êxito absoluto em sua realização e fazendo do município referência no assunto para os demais municípios da região.

Destaca-se, ainda, a criação da Cooperativa de Catadores de Lixo Reciclável, que além da melhoria na destinação dos resíduos gerados, tem criado postos de trabalho e aumentado a renda de seus agentes e do município.

Por fim, foi firmado o compromisso de parceria entre os dois municípios para que doravante possam atuar conjuntamente, unindo forças e trocando experiências e conhecimentos, na busca de alternativas e soluções para os problemas existentes e melhorias para a área ambiental, preparando nosso meio para as gerações futuras.