Reunião de apoio matricial do CAPS I José Vitor com a equipe de Guimarânia/MG

Aconteceu no dia 20 de setembro de 2022, a reunião de apoio matricial do CAPS I José Vitor com a equipe da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município de Guimarânia/MG. O encontro contou com a participação de membros da equipe do CAPS I José Vítor, como da médica Psiquiatra, Dra. Sheila Cardoso, da Diretora Valdira Frois, da Enfermeira, Cássia Toledo e da Supervisora Clínico Institucional, Vânia Cunha, juntamente com demais profissionais médicos, enfermeiros e psicólogos da Atenção Primária à Saúde e da Unidade de Pronto Atendimento de Guimarânia/MG.

O objetivo da reunião foi garantir a assistência integral de saúde aos usuários com transtornos mentais. O momento foi proveitoso para realização de estudos dos casos acompanhados pelo CAPS I José Vítor, fomentar a troca de experiências e o compartilhamento da clínica psicossocial, além de melhorar o vínculo interpessoal e fazer considerações acerca de novas estratégias e melhorias no processo de trabalho em prol dos usuários.

Foi ressaltado como a rede de saúde mental nestes territórios tem se destacado diante do contexto da pandemia do coronavírus como um potente dispositivo de atenção à saúde. Ainda foi abordado sobre a importância das práticas de escuta, acolhimento e vínculo na prevenção do suicídio e no tratamento das pessoas adoecidas pelos transtornos mentais gerais e decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

A Secretária Municipal de Saúde, Andréia Fernandes da Silva Borges, parabenizou as equipes e informou que será ofertado um curso de Extensão e Treinamento em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria para os enfermeiros dos municípios de Cruzeiro da Fortaleza/MG, Guimarânia/MG e Serra do Salitre/MG. A proposta é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio da maior qualificação dos profissionais de saúde. O Município de Serra do Salitre/MG agradece a parceria dos gestores destes municípios.

image002.png